10 questões da história de Santa Catarina:
1) O povoamento do território catarinense está intimamente ligado nos seus primórdios, aos interesses dos navegadores portugueses e espanhóis, que tinham Santa Catarina como ponto de apoio para atingir a região do "Rio da Prata". Baseado em seus conhecimentos, justifique esta afirmção pontuando principalmente a colonização catarinense.
2) As ilhas do arquipélago de Açores, sofrendo grandes abalos sísmicos aliado ao precário desenvolvimento da região, se transformaram em pontos de repulsão populacional. Seus moradores desejavam partir pelo mar e encontrar em Santa Catarina uma interessante área de atração. Qual era essa área e quais costumes açorianos ainda se fazem presentes na cultura catarinense?
3) A consolidação da República em SC foi marcada por diferentes acontecimentos. Dentre os relacionados ao estado catarinense, assinale a alternativa incorreta:
a) a Revolta da Armada
b) a Revolta da Vacina
c) a Revolta Federalista
d) a Guerra do Contestado
e) a mudança do nome da capital do estado.
4) Por que podemos afirmar que os Estados da região Sul do Brasil tiveram uma colonização dos padrões Norte Americanos? Qual a grande "diferença" de sua forma de colonização?
5) Em 1839, fundava-se a República Juliana, uma Extenção da Revolução Farroupilha. Com uma forte estratégia armada tomaram Laguna, cidade que se tornou uma peça chave na história da República, tanto em seu apogeu, quanto em sua queda.
Por que a cidade de Laguna era tão importante para os Farroupilhos e Julianos?
6) Na década de 1640, um português que vivia em São Vicente, fundou uma povoação no Rio de São Francisco, para onde se mudou com a familia. Mais tarde foi designado capitão-mor dessa povoação. De quem trata-se este português?
7) A partir de que ano os aborigenes foram catequizados e por quem?
8) Santa Catarina sempre teve um número relativamente reduzido de escravos, atingiu o máximo em 1857, com cerca de 18 mil. Por que? Justifique sua resposta.
9) Quem foi o primeiro governador de Santa Catarina?
10) A partir dos seus conhecimentos e pela explicação da professora dada em sala de aula, explique com as suas próprias palavras o que foi a colonização estrangeira.
5 Questões de Atualidades do Blog:
1) Tragédia no Rio de Janeiro:
Para você, o que teria levado ao assassino a atirar contra aquelas criaças do colégio? Quantos tiros aproximadamente o assassino disparou?
2) Qual é a nova demanda na prova do ENEM para 2012?
3) Sobre a tragédia no Japão responda:
Quantos corpos aproximadamente foram encontrados na costa sa cidade de Sendai?
4) Quem instituiu o uso de concurso vestibular em todo o país para o ingresso no ensino superior?
5) O que ensinam em uma faculdade de música? E quais são os campos de trabalho?
terça-feira, 12 de abril de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Assaltantes invadem escola e assustam alunos e professores no RJ
Dois assaltantes invadiram uma Escola Municipal Astrogildo Pereira, em Bangu, na Zona Oaeste do Rio, após praticar assaltos na rua do colégio. Segundo a polícia, eles estavam fugindo e entrram na unidade para se esconder dos agentes.
Os dois, apesar de desarmados chegaram a fazer uma criança de escudo, de acordo com a polícia. Após negociação com os agentes, eles se entregaram e foram levados para a 34ª DP (Bangu).
Segundo Arnaldo Lobo, pai de uma professora, os criminosos tentaram se esconder da polícia dentro da sala onde sua filha estava com alunos.
“Ela me ligou e contou, desesperada, que tinha bandidos na escola. Eu saí, passei na delegacia e avisei à polícia. Quando cheguei lá encontrei uma viatura e a polícia já havia controlado a situação", disse ele.
Para Lobo, o ataque à escola em Realengo, na quinta-feira (7), influenciou no desespero, um dia após o episódio. "A situação de ontem influenciou. O bicho está pegando no Rio de Janeiro. Ela está em estado de choque ", contou.
Segundo Arnaldo, sua filha foi levada para o Hospital Albert Schweitzer em estado de choque. A unidade é a mesma para que foram levadas as vítimas do ataque em Realengo.
Postado por: Bibiana Bolzan
Três dos onze jovens feridos em Realengo estão em estado grave
Três dos onze jovens feridos na tragédia de Realengo, na quinta-feira (7), seguem internados em estado grave, inspirando cuidados rigorosos, de acordo com informações da Secretaria estadual de Saúde. Renata Lima teve alta no início da tarde desta sexta-feira (8) e os demais seguem se recuperando bem dos ferimentos.
Dois pacientes estão em estado grave, um menino e uma menina, ambos de 13 anos, internados no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O menino, baleado no olho direito, foi operado e está sedado no pós-operatório de neurocirurgia. Ele respira com o auxílio de aparelhos e seu estado é considerado estável. A menina, atingida no abdômen e na coluna, foi operada no Hospital Albert Schweitzer. Ela também está sedada, respira por aparelhos e segue com acompanhamento rigoroso. Os dois estão no CTI pediátrico da unidade.
Outro estudante que também está em estado grave, é um menino de 14 anos, baleado no abdômen e na mão. Internado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, ele está sedado, respirando por aparelhos e sob cuidados intensivos.
Postado por: Bibiana Bolzan
Tragédia em Realengo no Rio de Janeiro
Um homem invadiu uma escola municipal em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e abriu fogo contra os alunos na manhã desta quinta-feira. Numa tragédia sem precedentes na história do país, onze crianças morreram, sendo dez meninas e um menino. O atirador também morreu. Ao todo, doze meninos e seis meninas foram feridos pelos tiros. O total de vítimas foi informado pelo secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortez.
O homem teria se suicidado com um tiro na cabeça ao se ver cercado pelos policiais. Segundo o relações-públicas da PM, coronel Ibis Pinheiro, os agentes trocaram tiros com o invasor ao chegar à escola. Ele correu e, ao ser imobilizado pelos PMs, conseguiu pegar a arma e atirar contra si. O comandante do 14º BP (Bangu), coronel Djalma Beltrame, informa que o atirador já foi identificado: trata-se de Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. Ele seria um ex-aluno do colégio.
O subprefeito da zona oeste, Edmar Teixeira, informou, pouco depois de deixar a escola, que o assassino contou na carta que havia acabado de saber que era portador do vírus HIV. Teixeira conta ainda que na carta o criminoso afirmava ser simpatizante de fundamentalistas religiosos – sem dar mais detalhes. Testemunhas contaram que Wellington chegou à escola afirmando que daria uma palestra aos alunos. Ele se dirigiu a uma sala de aula da 8ª série, repleta e alunos com idade entre 12 e 14 anos, e, sem dizer nada, começou a atirar.
Com o assassino foram encontrados dois revólveres e munição. Ele tinha ainda um carregador capaz de municiar as armas com rapidez – um equipamento que exige treinamento para ser utilizado. As informações no local são de que foram disparados mais de 100 tiros. O assassino foi encontrado entre as escadas do segundo e do terceiro andar. Ele se matou antes de atingir o terceiro pavimento, onde ficam as crianças menores. Wellington estava com botas e calça pretas, uma camisa verde e um cinturão para carregar munição de escopeta.
As vítimas foram levadas para Hospital Albert Schweitzer. Alguns feridos precisaram ser socorridos em carros particulares, já que a demanda superou o número de ambulâncias enviadas ao local.
Postado Por: Raul Oliveira
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Método Avaliativo Eficaz
Hoje, dia 4 de abril de 2011, a professora Maria Rita da disciplina de geografia trouxe para a sala de aula um novo método avaliativo que deu muito certo para os 3ºs anos, o que seria uma simples prova oral individual, tornou-se grupos de colegas com debates e interações. Sua proposta foi : fazer um sorteio de até 5 grupos com uma média de 5 alunos em cada e a partir disso passar algumas questões para que o grupo pudesse debater e assim explica-lo a professora. Foi uma ótima idéia e fez a diferença na hora do entendimento, não se transformou em bagunça e foi muito prazeroso.
Segue ai embaixo algumas fotos:
Postado por: Bibiana Bolzan
Segue ai embaixo algumas fotos:
Postado por: Bibiana Bolzan
Assinar:
Postagens (Atom)